Basta pedir com jeitinho, que a AMD resolve as falhas…

Há bem pouco tempo resolvi comprar um laptop Hewlett-Packard equipado com os novos processadores AMD Ryzen com gráfica Radeon Vega embutida, e não tenho tido motivos de queixa nem dúvidas sobre todo o potencial desta combinação. No entanto, grande parte da comunidade que utiliza estes mesmos processadores insurgiu-se pelo facto de não estar a ser dada a mesma atenção que é dada aos homónimos para desktop. Felizmente, esse problema chegou agora ao fim.

Tendo como ponto de referência o dia de ontem, a AMD actualizou o seu software de controlo de dispositivos para incluir suporte de forma oficial aos processadores AMD Ryzen Mobile, e irá manter estes actualizados com o mesmo ritmo que os homónimos mais potentes, ou seja, se existir uma actualização para melhorar o desempenho dos Ryzen desktop então a mesma actualização é aplicada aos Ryzen laptop!

Quem deve ser responsável pelos drivers de um computador?

Esta responsabilidade recai sempre sobre o fabricante do computador em si, visto que o mesmo irá optimizar as drivers dos dispositivos internos do equipamento para tirar o máximo proveito de todos eles e assegurar a estabilidade do sistema.

Infelizmente, tal cenário não estava a dar resultado, visto que grande parte dos equipamentos com Ryzen Mobile tinham uma driver de 2017 como sendo a mais recente e isto trazia alguma instabilidade ao sistema, depois de um ano de actualizações a sistemas operativos e até jogos ou programas!

Farta deste cenário e com os consumidores em mente, a AMD deu um murro na mesa e colocou a responsabilidade das drivers mais actualizadas em si mesma!

De acordo com esta página, teremos de instalar as novas drivers através do website da AMD, de forma a substituir as instaladas pertencentes ao fabricante, e a partir daí tudo passará a ser tratado pelo AMD Radeon Settings, o software de controlo da AMD!

Já podemos procurar por actualizações na Radeon Settings compatível com Ryzen + Vega, algo que antes não era possível!
Já podemos procurar por actualizações na Radeon Settings compatível com Ryzen + Vega, algo que antes não era possível!

Isto é uma prova sólida de que há empresas que querem o melhor para os consumidores que investiram o dinheiro nos produtos da marca, pois saber ouvir os consumidores no presente é meio caminho andado para construir o futuro!

Quem fica a ganhar com esta jogada?

Todos! Os actuais consumidores têm acesso a melhorias de desempenho e segurança, assim como melhorias ao nível de jogos e renderização em programas, enquanto que a AMD consegue manter ou melhorar a sua imagem perante os futuros consumidores e também investidores. A partir de agora não terei quaisquer problemas em recomendar um laptop com um AMD Ryzen e uma gráfica AMD Radeon a ninguém, sabendo que daqui em diante tudo será mais estável e eficaz!

E por agora é tudo; fiquem bem, e até uma próxima oportunidade 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *