Mudei para um serviço de correio electrónico diferente, para desenjoar um pouco…

Ainda me lembro do meu primeiro endereço de correio electrónico criado na altura em que o Hotmail era o mais recente dos concorrentes desta área. Depois surgiu o Gmail através da Google, que tem vindo a acumular em si cada vez mais serviços. Para que não fique para trás, o Hotmail passa a ser Outlook e ganha ainda mais funcionalidades. Quando damos por isso, deixámos de ter uma conta que serve apenas e só para correio e passamos a ter uma conta universal para todo o tipo de porcarias desnecessárias. Podermos simplificar as coisas e ter apenas uma conta de correio, será pedir muito?

Criar uma conta de correio hoje quase nos limita a um único sistema operativo!

Já não se consegue criar apenas uma conta do Gmail ou do Hotmail, porque agora passámos a criar uma conta para todo um ecossistema ou plataforma. O correio electrónico incluído é por mero acaso, só pode. Apenas preciso de uma conta do Gmail, mas sou logo convidado a entrar no Google Drive ou no YouTube, até que cheguei a um ponto em que saturei de tanto serviço que nunca irei utilizar e decidi procurar um fornecedor de correio electrónico diferente.

É neste momento que entra o GMX e aqui tenho de ser sincero, fiquei surpreendido pela simplicidade das suas funções!

Podemos comparar o GMX aos restantes?

Podemos fazer a comparação, mas poderia também ser injusto para o GMX de várias maneiras. Se virmos o GMX, quase que podemos afirmar que é um Hotmail à moda antiga: podemos adicionar contactos e gerir eventos no nosso calendário, assim como enviar e receber correio electrónico, sem qualquer outro tipo de extra desnecessário.

Já as ofertas da Google e da Microsoft incluem acesso às ferramentas de escritório e produtividade que as mesmas oferecem. Como eu apenas necessito de correio electrónico, para quê ter acesso a algo ao qual nunca darei utilidade?

Como é o suporte do GMX para as plataformas?

Existem aplicações oficiais para Android e iOS, assim como a possibilidade de poder aceder à(s) conta(s) através de clientes de correio externos, como o Thunderbird.

No entanto, o acesso por aplicações que não as oficiais requer activação dos protocolos IMAP e/ou POP nas contas pretendidas por motivos de segurança.

Podemos desactivar a opção de capturas de ecrã dentro da aplicação, mantendo o nosso correio mais seguro!
Podemos desactivar a opção de capturas de ecrã dentro da aplicação, mantendo o nosso correio mais seguro!

Algo interessante que descobri na aplicação é que podemos desactivar a opção de tirar capturas de ecrã às nossas mensagens, tornando a nossa correspondência digital mais segura!

Como se isso não fosse suficiente por si só, podemos também aceder ao nosso correio através do leitor de impressões digitais, criando uma camada extra de protecção e afastando olhares indevidos daquilo que só a nós diz respeito!

Logo aqui ganha uma margem de pontos à concorrência, pois não me recordo de ver opções do género nas aplicações do Outlook ou do Gmail!

Talvez um dos únicos defeitos é não existir suporte para outros idiomas que não o inglês, e também o facto deste serviço ser suportado por anúncios na sua interface!

Tirando isso, acho que está um serviço muito poderoso para aquilo que é essencial: poder enviar e receber correio electrónico!

E por agora é tudo; fiquem bem, e até uma próxima oportunidade 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *